Ingredientes
3 ovos
6 colheres de açúcar refinado
2 xícaras de leite desnatado
10 colheres de leite ninho
Açúcar para caramelizar a forma
Antes de tudo caramelize a forma. Coloque aproximadamente 6 colheres de açúcar na forma de pudim e leve ao fogo baixo para derreter mexendo de vez em quando para uniformizar. Assim que estiver derretido e com cor de caramelo, desligue para não queimar e com as costas de uma colher vá passando o caramelo em todas as paredes da forma até que fique bem distribuído, conforme o caramelo vai esfriando, vai se fixando melhor na forma. Reserve.
No liquidificador, bata os ovos com o açúcar, depois acrescente o leite desnatado e o leite em pó. Bata por um minuto e despeje na forma caramelizada. Coloque para cozinhar em banho-maria e fogo médio por aproximadamente 40 minutos com tampa. Fure com um garfo para ver se está cozido. Retire a forma da água e deixe esfriar. Coloque para gelar e só então desenforme o pudim, quanto mais gelado, menos chance de quebrar, o ideal é fazer na véspera. Caso queira aproveitar a sobra de caramelo que ficar na forma, basta colocar um “golinho” de água, aquecer e derreter, mas não coloque a calda quente sobre o pudim gelado, espere esfriar.
Esse é meu pudim preferido, é menos doce e enjoativo do que o pudim de leite condensado. Se você é fã de pudim, esse você vai amar!
(foto: eugourmet)
Deixe uma Resposta